A pele é o maior órgão do corpo humano e necessita manutenção e protecção. Existem mais de 2000 doenças de pele, com espectro de gravidade variável - por vezes uma lesão trivial pode representar uma condição clínica grave. É na pele que se manifestam primariamente muitas doenças sistémicas, e por outro lado doenças cutâneas têm também manifestações sistémicas.
A Dermatologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento (médico e cirúrgico) das doenças da pele, mucosas e anexos cutâneos (unhas, cabelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas).
Esta especialidade envolve várias áreas: Imunodermatologia (reacções alérgicas, doenças autoimunes), Dermatologia Ocupacional (problemas de pele que resultam da actividade laboral), Fotodermatologia (efeitos da radiação UV/Sol na pele), Oncologia (melanoma e outros cancros cutâneos), Dermatologia Pediátrica (dermatoses dos bebés e crianças), Dermatologia Geriátrica (lida com a pele envelhecida), Doenças Infecciosas, Dermatologia Tropical, Doenças Vasculares, Psicodermatologia, Estética e Cosmética, entre outras.
A Venereologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças transmissíveis por via sexual e de outras doenças da região genital e perianal.